Pedindo ajuda

A maioria de nós acha difícil pedir ajuda. Cerca de 50% dos cuidadores de idosos não recebem nenhuma ajuda externa. Quando alguém pergunta se há algo que possa fazer para ajudar, a maioria de nós costuma dizer: “Ah, não, tudo bem, estamos bem”. Quando você é cuidador de idosos, pode ser ainda mais difícil. Para quem você pode ligar e o que pode pedir que façam? Aprender a aceitar ajuda no início de sua transição para ser cuidador de idosos tornará tudo mais fácil no futuro.

curso de cuidador de idoso

Pequenas coisas regularmente podem significar muito. Talvez alguém trouxesse uma refeição ou sobremesa ocasional. Ter alguém ajudando nas tarefas domésticas pode ser uma oportunidade para socializar e também para realizar tarefas. Talvez alguém possa simplesmente sentar-se com seu ente querido para que você possa correr até o supermercado. Faça uma lista de coisas nas quais você precisa de ajuda. Coloque na geladeira. Se alguém pedir ajuda, mostre a lista e deixe-o escolher algo que gostaria de fazer. Dessa forma, é mais provável que eles gostem da tarefa. Se você sabe que um amigo gosta de cozinhar, mas não gosta de dirigir, suas chances de conseguir ajuda aumentam se você pedir ajuda para preparar as refeições, em vez de ir até um compromisso.

Cuidar tem muitos desafios e também muitas recompensas. Mas você precisa honrar suas próprias necessidades e também se comprometer a cuidar de outra pessoa. Essa é a única maneira de você conseguir manter sua paciência e seu carinho e ter sucesso ao longo do tempo. Há muitas coisas para aprender e a maioria dos cuidadores de idosos está apenas “inventando” à medida que avançam. Obter informações e treinamento o ajudará a se sentir confiante em relação às muitas tarefas que realiza. As informações estão disponíveis on-line, em sites específicos de doenças, na Family Caregiver Alliance, através de seus prestadores de serviços médicos, Agências Regionais sobre Envelhecimento, alguns programas de assistência a funcionários, grupos de apoio, centros para idosos e sua comunidade. Comece dizendo “Sou um cuidador de idosos e preciso de ajuda”.