Como escolher a melhor solução de energia para a sua obra de expansão

A ampliação de um negócio, quase sempre, implica na expansão da estrutura física da empresa. Com ela, uma série de desafios surgem para a equipe de engenheiros. Entre eles, a manutenção da qualidade da energia elétrica disponibilizada para os consumidores finais.

Hoje vamos mostrar três soluções de energia indicadas para ampliação de um empreendimento e as situações nas quais elas se encaixam melhor, para satisfazer às necessidades do seu cliente.

Subestação

subestacao-de-energia
Uma subestação de energia consiste em um conjunto de equipamentos industriais utilizado para controlar o fluxo de potência, modificar tensões e alterar a corrente elétrica. Além disso, ela conta com dispositivos de proteção capazes de detectar falhas no sistema elétrico e isolar os trechos onde elas ocorrem.

A solução é ideal para estabilizar o fornecimento de energia em empreendimentos cuja expansão física amplia significativamente o aumento da demanda energética. É o caso de hospitais, escolas e shoppings. Veja o case do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, o qual a Enel Soluções construiu duas subestações de alta tensão para estabilizar o fornecimento de energia.

Rede de Distribuição

rede-de-distribuicao
Quando os edifícios são antigos, uma obra de expansão pode impactar negativamente a estrutura existente, inclusive a rede de distribuição elétrica. Nestes casos, a solução ideal é uma realocação da rede elétrica conforme os padrões atuais das concessionárias locais de energia.

Sem contar que as redes elétricas antigas são mais propensas a apresentar erros. Os motivos são diversos, como desgaste pela ação do tempo, a mudança no padrão do gasto energético e a defasagem enquanto às normas de seguranças estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN).

Eficiência Energética

 

fabrica aeris eficiencia energetica

Há casos de expansão em que não haverá necessidade de ampliação da estrutura física da empresa. Mas, como toda mudança gera novas despesas, é importante buscar alternativas que gerem economia e redução nos custos fixos. Nestes casos, o melhor caminho é implementar uma solução energética para fazer mais com menos, através da gestão inteligente da energia.

Um estudo prévio de eficiência energética irá indicar as mudanças na iluminação e climatização necessárias, por exemplo, para alcançar os resultados esperados.

Para saber mais, confira nosso post sobre o case de eficiência energética da fábrica Aeris, no Ceará, que reduziu 68% dos gastos através da eficiência energética.

A Enel Soluções é especialista em soluções inteligentes de energia. Quer saber mais? Entre em contato conosco através do atendimento online e tire suas dúvidas!


Quer assinar o Blog?

Seu formulário foi enviado com sucesso!!!
Conheça a Enel Soluções

A Enel Soluções faz parte do grupo Enel, líder mundial em energias renováveis, presente em mais de 30 países, há mais de 50 anos. Com um portfólio completo em soluções inteligentes em energia, serviços de comercialização, cobrança na conta de energia, seguros e assistências.


Saiba mais